domingo, 11 de abril de 2010

“Passou um cometa, eu me agarrei na cauda dele e fui junto…”

Capítulo VIII

  A nossa história estava ficando cada vez mais emocionante.

Comecei a perceber que os alunos tratavam-se uns aos outros pelos nomes dos “seus”autores e também comecei a ouvir esses tipos de frases:

- Professora, a Adélia Prado não vem hoje…

- Agora só uso o perfume “Vinícius”, professoraSinta o cheiro…Que delícia!

Naturalmente, esses comentários me faziam rir, mas davam também uma dimensão do que estava acontecendo no íntimo de cada um: os jovens estavam de fato apaixonados pela Poesia, com a qual se identificavam mais a cada encontro.

Nossos ensaios aconteciam camuflados, isto é, cuidávamos para que ninguém nos visse, para preservar a surpresa e criar um certo suspense…

Porém, havia uma pessoa – uma professora da escola – que “adotamos” desde o começo. Precisávamos dela, dos seus olhos brilhantes e do seu “Que lindo!”após cada apresentação.

A professora Rosane é dessas pessoas que não se consegue descrever facilmente. Dotada de uma sensibilidade artística incrível – algum tempo depois descobri que pintava quadros - , incentivava todas as nossas ações, vibrava com as nossas primeiras conquistas e não poupava nenhum esforço para colaborar com o que estivesse ao seu alcance. Atuava, na época, na Informática Educativa, e eu não possuía a mínima habilidade no manuseio dos computadores. Então, a Rosane deixava tudo muito bonito naquelas telas que eu via repetidas vezes, encantada e agradecida! A maior de suas virtudes sempre foi a modéstia. Quando o Projeto “Poesia – um atalho para a Paz” começou a  ficar conhecido, e eu lhe concedia os merecidos créditos,  ela sempre respondia assim:

“Eu não fiz nada… Passou um cometa, eu me agarrei na cauda dele e fui junto… só isso!”

    

PROFESSORA ROSANE: O ANJO DA GUARDA

Um comentário:

  1. Sueli, que emoção senti ao ler suas palavras... Realmente foi assim:
    ... NÃO FIZ NADA... SIMPLISMENTE ME AGARREI NA CAUDA DESSE COMETA DESLUMBRANTE QUE É A AEL E FIZ LINDAS VIAGENS ... EMOCIANTES, SIGNIFICATIVAS, PRAZEROSAS... E COMO APRENDI...
    VIVENCIEI MOMENTOS INESQUECÍVEIS!
    OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE ESTAR JUNTO A VOCÊS.
    BEIJOS

    ResponderExcluir