domingo, 25 de abril de 2010

Primeiros palestrantes: os pioneiros

Capítulo XVII

Depois da emoção inicial, era hora de colocar o Projeto AEL em ação: organizar os seminários, pensar em passeios culturais que conseguíssemos viabilizar, ir “literalmente” em busca de palestrantes que se dispusessem a vir prestigiar os alunos acadêmicos.

Se, por um lado, o desafio era grande, por outro, desde o início contamos com a nossa boa sorte e  com a parceria de abnegados escritores, poetas, artistas, professores e jornalistas, que não hesitaram em penetrar em nossas almas, compartilhar com os nossos sonhos e nos presentear com a sua vasta experiência acumulada, repartindo conosco, humildemente, seus incontáveis dons.

Desde que iniciamos, essa prática tornou-se uma constante e representa uma das mais significativas realizações dentro das expectativas do Projeto.

Dá gosto ver os olhos brilhantes dos convidados, ouvindo, atentos, a apresentação de cada um dos acadêmicos. Sempre tenho a impressão de que eles se colocam  no lugar das crianças e jovens, em algum momento do passado, quando eram estudantes também, muitos deles, igualmente, da escola pública.

A empatia é recíproca : os jovens acadêmicos prestam muita atenção às explanações e depois formulam perguntas. Uma delas é frequentemente feita:

- “Quando o senhor (ou senhora) estudava, tinha AEL na sua escola?”

Até o final de 2005 recebemos oito palestrantes:                                       

                                    valdevino

                                     Prof. Valdevino Soares de Oliveira

Licenciado em  Letras pela Universidade de São Paulo, onde também fez Mestrado em Literatura Brasileira. Doutorou-se em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a tese Poesia e Pintura: um diálogo em três dimensões. Tem desenvolvido pesquisas em Literatura Brasileira, principalmente sobre a poesia contemporânea, buscando mapear suas tendências mais significativas. É professor do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, câmpus de Assis, em São Paulo.

Tive o prazer de ser sua aluna, no Colegial, e serei eternamente grata por ter aceitado o meu convite para ser o primeiro palestrante de nossa academia. Falou-nos de Alcântara Machado com muita propriedade  e marcou um momento de grande emoção na minha vida.

www.dominiosdelinguagem.org.br/pdf/d2-4.pdf

                               Escritor Waterloo Gonçalo da Silva e o menino Gabriel

Guarda Civil Metropolitano, escritor, poeta. Dois livros de poesia publicados – Único Amor e Amor Suspeito, cujos lançamentos aconteceram na Câmara Municipal de São Paulo, em sessões solenes.

Sua notável amabilidade e carinho com nossos estudantes tornaram-no um referencial na AEL, tanto sob o ponto de vista pessoal como do literário.

waterloogoncalo@hotmail.com

 

  

                             Músico e compositor Válter Pini

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Músico, compositor e facilitador em expressão musical e criatividade. Criou o Projeto Musiconsciência, onde utiliza a arte da música a serviço de uma educação para a paz e para a cidadania. As suas criações musicais estão gravadas em 16 CDs e são canções e temas instrumentais que se destinam
a inspirar, harmonizar e a encorajar o encontro humano, seja do homem consigo mesmo ou com o outro.

Autor da canção “Te ofereço Paz”, cantada em todos os nossos eventos, como símbolo de nossos ideais maiores em prol da construção de um mundo mais humano e mais feliz.

 valterpini@cy.com.br

 

                                      Prof Manoel Teodoro Cavalcanti

Chegamos a dar aulas juntos na EMEF Figueiredo Ferraz. Um ser humano lapidado, um autor sensível. Escreveu o livro “O baianolistano”, cuja sinopse apresentou-nos assim:
“Castigados pela seca, muitos nordestinos migraram para o interior de São Paulo, seduzidos pela prosperidade das fazendas de café. Lá encontraram os imigrantes europeus, que aportaram em terras brasileiras nos fins do século XIX e início do século XX, e formaram uma grande diversidade cultural, da qual minha família fez parte. Além de toda beleza existente no Brasil, a sua riqueza natural, como florestas, rios, etc., essa diversidade cultural é uma das maiores do nosso país, pois é através da integração de sua gente, que temos a formação do povo brasileiro. Como baiano e adotado como paulistano me sinto integrado como "baianolistano", na capital paulista.”

 www.livrariasolis.com.br/produto.ver.asp?cod=79678

 

                                   Escritora Eliane de Araujoh

Fundou em 1996 o Espaço Consciência Cósmica, um Centro de Desenvolvimento Pessoal que oferece produtos e serviços para ajudar as pessoas a viverem melhor.

Formada em Bacharelado em Matemática com ênfase em Processamento de Dados.  É também Practitioner em Neurolinguística, Escritora e Comunicadora de Rádio (Mundial SP FM 95,7). 

Em 1992 começou seu trabalho de divulgação em emissoras de Rádio (SP), onde fala de assuntos ligados ao desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Autora dos livros “Histórias para sua criança interior” e “Liberdade de ser”, livros que marcaram nossa história desde o começo

c.cosmica@terra.com.br

                    Escritores Carlos Frydman e João Meireles Câmara

             Carlos Frydman (Varsóvia (Polônia), 1924),  em 1956 viajou pela Europa com o Teatro Popular Brasileiro, dirigido pelo poeta Solano Trindade. Nas décadas de 1950 e 1960 publicou poemas nos jornais Notícias de Hoje (SP) e Imprensa Popular (RJ). Entre 1968 e 1994 foi diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, em São Paulo SP. Participou, em 1990, no Terceiro Encontro de Escritores Judeus Latino-Americanos, realizado em São Paulo SP. No período de 1992 a 1994 foi segundo Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores. Fazem parte de sua obra poética os livros Os Caminhos da Memória (1965) e Sintonia (1990). Segundo o crítico Fábio Lucas, "Carlos Frydman propõe, em seus poemas, um fluxo de confissões íntimas ajustado a um vasto apelo à solidariedade humana. Daí a oscilação que seus versos apresentam entre o tom menor do lirismo amoroso, da expressão confidencial, e a proclamação sonora ou eloquente dos grandes valores sociais.". 

               João Meireles Câmara nasceu em Matinha (MA), em 28/03/28 . Advogado. Membro da União Brasileira de Escritores. Autor do livro “A Estratégia da Palavra”, onde não se restringe  apenas aos aspectos da Oratória clássica, mas também desenvolve o método intimista, do qual é um dos iniciadores.Aborda também temas sociais de alta relevância, não esquecendo os ensinamentos que a história tem demonstrado. Obra elaborada com o pensamento voltado para os que, na família, no lar, nas escolas, nos esportes, na tribuna ou no púlpito, fazem da palavra o instrumento de consulta indispensável a quantos, de qualquer maneira, necessitam usá-la.

           Esses dois notáveis escritores conheceram a Academia Estudantil de Letras em um sarau realizado na EMEF Jenny Gomes e, encantados com a apresentação dos alunos, manifestaram o desejo de visitar a EMEF Padre Antônio Vieira, razão pela qual organizamos uma reunião extraordinária para recepcioná-los.

www.ube.org.br

 

                                          Poetisa Maria Lúcia López

A autora é poeta, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia de Letras de Campos do Jordão. As apresentações de Paulo Dantas, Luiz Toledo Machado e de Fernandes Neto tecem elogios à força lírica da poeta e à sua sensibilidade.

Nós pudemos testemunhar todos esses atributos no dia em que a ilustre poeta nos visitou pela primeira vez. A partir daí, configurou-se em amiga e parceira inseparável da AEL; empenhou-se para que visitássemos a Academia de Letras de Campos do Jordão e propiciássemos aos alunos um momento emocionante e inesquecível; favoreceu a realização de um concurso literário entre os estudantes e foi eleita, com justiça, membro vitalício de nossa Academia.

SESSÃO SOLENE DA POSSE DE MARIA LÚCIA LÓPEZ NA ACADEMIA DE LETRAS DE CAMPOS DO JORDÃO

 estrelopez@hotmail.com

                                      Compositora Mírian Warttusch

Compositora e Escritora Ambientalista. Desenvolveu o programa “Planeta Azul e Verde” onde no trabalha com crianças levando a conscientização sobre preservação e cuidados com o meio ambiente.
O Programa Cultural Planeta Azul e Verde é uma obra da sua criação, como ambientalista. Principais projetos que o compõem: Animais em Extinção; Reflorestar; Os Soldadinhos da Natureza; Lendas e Folclore; Mãe Natureza Visita Rios Brasileiros; Agressões à Natureza; As Grandes Forças da Natureza.

Quando nos conhecemos, ficamos por quatro horas falando sobre os nossos projetos e não nos largamos mais. 

Membro Vitalício da AEL, Mírian é a compositora de todos os magníficos hinos que cantamos nos eventos solenes. Já está produzindo o segundo CD em homenagem aos imortais.

miriansch@uol.com.br

Um comentário:

  1. Nobre profª Sueli,

    Parabéns pelo blogger de conteúdo tão relevante.

    Obrigada pelo convite, e, saiba que, já sou sua seguidora com muita alegria.

    Um abraço,

    Ysolda Cabral

    PS. Mírian fica linda em todas as fotos, não é?

    ResponderExcluir