domingo, 18 de abril de 2010

Os preparativos

Capítulo XIV

A data escolhida para a fundação da Academia Estudantil de Letras Padre Antônio Vieira foi  30 de maio de 2005.

O convite também já estava pronto e a professora Rosane apresentou-o a mim, emocionada:

             “TODA CAMINHADA COMEÇA COM UM PASSO”

               Prezado Educador

                No dia 30/05/05, às 11h00, na EMEF  Padre Antônio Vieira, Rua Antonino Bacaeri, 171, Jardim Nordeste, Capital, acontecerá a cerimônia de fundação da ACADEMIA ESTUDANTILL DE LETRAS PADRE ANTÔNIO VIEIRA, com a posse solene dos jovens acadêmicos e representações literárias.

               Sua presença será motivo de honra e de orgulho para nossa escola.

Foi assim que o sonho começou a ganhar forma.

Toda a escola se mobilizou. As professoras do Ciclo I – Márcia, Cidinha, Maria do Carmo, Sueli – de Educação Física - e todos os que pudessem ajudar – iriam cuidar da  ornamentação. O  trabalho exigia muita paciência e capricho: as professoras faziam bolinhas com papel crepom azul claro, bem amassadinhas, e fixavam em um painel, bem juntinhas, para provocar um efeito homogêneo e artístico em todo o palco.Lembro-me até hoje da emoção que senti quando vi o trabalho concluído!

As coordenadoras Kátia e Eliana me rodeavam o tempo todo, para oferecer ajuda. As duas me acompanharam na elaboração do cerimonial. A Eliana  “ensaiou” como as cadeiras iam ficar no palco e até conseguiu uma caneta “de ouro” para os acadêmicos assinarem os seus nomes no livro da posse.

Os alunos  acadêmicos – os protagonistas - não cabiam em si de ansiedade e os  ensaios prosseguiam de maneira intensa. Os maiores - os das 8as séries - representariam trechos previamente estudados dos “Sermões” de Vieira e os menores – os das 5as séries - interpretariam trechos dos seus respectivos autores.

Aproximadamente quinze dias antes da festividade, a professora Rosane convenceu-me da importância de estendermos os nossos propósitos para além dos limites da nossa escola. Ela me disse que os alunos mereciam uma projeção especial, que ia ser muito bonito e que precisávamos divulgar o evento para “Deus e o mundo”! Então, pedi que ela se encarregasse dessa  missão, acessando os contatos possíveis pela Internet.

Curiosamente, depois da nossa conversa, também me animei a tomar uma decisão: enviei o convite da fundação da AEL PADRE ANTÔNIO VIEIRA para as jornalistas Fabiana da Cunha Pereira e Vanessa Gonçalves, que incluíram o nosso evento na “Pauta Social” do dia 30 de maio de 2005.

Não podíamos imaginar a repercussão dessas ações e o seu significado para os rumos que  a AEL tomaria a partir fundação!

PAUTAS

25/5/2005

1ª ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Lançamento terá posse de 25 "ilustres" e recitação de sermões

No dia 30 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira (Rua Antonino Bacaeri, 171, Jardim Nordeste), em São Paulo, às 11h, acontecerá a fundação da Academia Estudantil de Letras Padre Antônio Vieira, com a posse solene dos jovens acadêmicos e representações literárias. O objetivo principal é incentivar os estudantes a descobrir o gosto pela literatura e propiciar o desenvolvimento de seus talentos e vocações.
Presenças como a da escritora Eliane de Araújo, autora do livro Histórias para a sua criança interior, e representantes da Coordenadoria da Educação já foram confirmadas.
Vinte e cinco patronos foram escolhidos pelos alunos, a partir de textos oferecidos em sala de aula, entre eles: Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Machado de Assis e Paulo Leminski. Cada um dos 25 alunos fará as vezes dos "imortais" e tomará seu assento. A vida do grande orador e missionário Padre Antônio Vieira (1608-1697) será relembrada, e alunos da oitava série do ensino fundamental interpretarão trechos de seus sermões mais consagrados. Os alunos vêm memorizando os sermões e ensaiando há três meses.
O grupo Poesia - Um Atalho para a Paz, que já se apresentou no Teatro João Caetano e que existe na escola desde o ano 2002, também participará do evento, com interpretações poéticas de autores de renome. No encerramento da fundação da Academia, um coral formado pelos alunos das quintas séries do Ensino Fundamental entoará a música Te ofereço Paz, de Valter Pini.
Efervescência literária e atividades futuras
Dando continuidade ao projeto, haverá encontros semanais na escola para leituras, ensaios e apresentações. Uma vez por mês, haverá um momento especial para que cada acadêmico - um aluno fazendo às vezes de um dos "imortais" - terá a oportunidade de divulgar, a outros estudantes e convidados, a vida e a obra do autor que representa.
Segundo os organizadores, pretende-se que a Academia Estudantil de Letras Padre Antônio Vieira seja um local de efervescência literária, onde a paz social seja efetivamente vivenciada, e as manifestações de violência e falta de amor, definitivamente esquecidas.
A perenidade que caracteriza uma Academia de Letras será mantida porque as cadeiras ocupadas desde a data da fundação, em 30 de maio de 2005, só serão substituídas, ou quando os primeiros alunos "acadêmicos" saírem da escola (ao se formarem), ou quando tiverem de se ausentar por motivo relevante.
Possibilidade de replicação
Essa é uma iniciativa que beneficia parte dos estudantes da rede municipal de ensino, que poderão exercitar, na prática, o tão falado protagonismo juvenil. Os educadores idealizadores do projeto esperam que essa iniciativa possa ser replicada em outras escolas.
Serviço
Fundação da 1ª Academia Estudantil de Letras Padre Antônio Vieira
Data: 30 de maio, às 11h
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira, localizada à rua Antonino Bacaeri, 171, Jardim Nordeste - São Paulo

CONTATO

Nome: Maria Sueli Fonseca Gonçalves
Fone: 11 6280-6566
Empresa: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira
Pauta incluída por: Lorenzo Manica
Clique aqui para maiores informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário