sexta-feira, 4 de junho de 2010

A prática dos seminários

Capítulo XVIII

Tão importante quanto favorecer a vinda de escritores, poetas, pessoas relacionadas com o meio artístico-literário à nossa escola, nas reuniões mensais, como forma de aproximar os alunos desses profissionais, diminuindo a crença de que seriam eles pessoas inacessíveis, intocáveis, irreais até, senti desde o começo que era precisoo promover a autoconfiança dos acadêmicos,  preparando-os nas aulas semanais de literatura para os seminários sobre a vida e a obra dos seus autores, começando pelos alunos mais experientes, das oitavas séries, mesmo porque esses não teriam mais tanto tempo de permanência na escola  e tinham uma noção mais precisa dos objetivos, pelo tempo de atuação no Projeto “Poesia – um atalho para a Paz”.

A ideia era criar um ambiente especial na sala de leitura, uma vez por mês, organizar a mesa de honra, composta pelo escritor convidado e pelo acadêmico responsável pelo seminário, ambos sentados lado a lado, numa manifestação carinhosa de humanidade, de igualdade, de admiração mútua.

As reuniões têm um caráter solene, iniciam-se pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, todos os acadêmicos levantam-se, um a um, e se apresentam aos convidados, com a costumeira postura acadêmica, mais ou menos nesses termos, exemplificando: “Meu nome é José, ocupo a cadeira literária número 22. de Carlos Drummond de Andrade.”

 

MARILIZE DA SILVA NOBRE E POETISA VALDYCE RIBEIRO

JONATHA GOMES DE SOUZA DA CRUZ  E O JOVEM POETA  RICARDO HIDEMI BABA

SEMINÁRIO DE NAYARA ARTUZO EVANGELISTA SOBRE JORGE AMADO

 

AUTÓGRAFO DO JORNALISTA GABRIEL KWAK PARA A ACADÊMICA SUZANA

 POETA CLAUDIO FERNANDES MIGUEL AUTOGRAFA PARA A   FILHA, FUTURA ACADÊMICA

ACADÊMICA GABRIELA E O JORNALISTA E EDITOR MARCO ANTONIO ROSA

REUNIÃO MENSAL NA SALA DE LEITURA

PRESENÇA DA COMUNIDADE, PERSONALIDADES E EX-ALUNOS

SEMINÁRIO DE CAROL SOBRE MANUEL BANDEIRA 

BÁRBARA E O SEMINÁRIO SOBRE FLORBELA ESPANCA

JONATHA E O SEMINÁRIO SOBRE CASTRO ALVES/ PALESTRA DO PROF VALMI SOBRE PADRE ANTÔNIO VIEIRA

 

BRUNA E O SEMINÁRIO SOBRE DRUMMOND 

PALESTRANTE JÚLIA BLANQUE ENTRE OS ACADÊMICOS 

PALESTRA DO PROF MAURÍCIO E SEMINÁRIO DA CINTHYA SOBRE CLARICE LISPECTOR

PALESTRA DO SAUDOSO ESCRITOR E AMIGO PAULO DANTAS

  JOVENS NA REUNIÃO MENSAL

SEMINÁRIO DE BEATRIZ DOS SANTOS SOBRE MÁRIO QUINTANA

SEMINÁRIO DE ISABELA SOBRE GONÇALVES DIAS E PALESTRA DO ESCRITOR JOSUÉ GONÇALVES ARAÚJO

A prática das reuniões mensais tem início nas escolas no mês subsequente ao da fundação da respectiva academia estudantil de letras em determinada escola. Até a fundação, o trabalho restringe-se às reuniões semanais de literatura, com professores da própria escola, que atendem aos alunos do Projeto no contraturno das aulas, auxiliando na escolha dos patronos e dos textos que apresentarão no dia da cerimônia inaugural.

Visitem também: www.ael.zip.net